quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ego sum initium, exordium, origo, principium omnium rerum...

É latim (sério?) e quer dizer "sou o início, a origem, o princípio de tudo..." Para um primeiro post, pareceu-me vir a propósito. Porque latim? No fim vão perceber...

O que é isto? Isto é um projeto de longa data. Tudo começou algures na primeira metade dos anos 90. Estava eu nos meus frescos 20 anos, em França, sem vontade de estudar (mais dos que já tinha estudado) e estava decidido que ia mudar o Mundo através da arte (não disse se era para melhor...), começando pela música, parte que me toca. Os meus ídolos estavam quase todos mortos, eu tinha sobrevivido ao pesadelo estético e artístico que foram os anos 80 (o que foi aquilo???) e me sentia cheio de força para enfrentar a nova década.

E foi a epifania!

Vou explicar: eu tocava numa banda chamada Everyday Sunshine (que nome espetacular para uma banda, não acham? Veio desta música desta banda da qual que gostávamos muito) que misturava rock, funk e um pouco de blues, tudo essencialmente norte-americano. E foram momentos espetaculares de bom! Mas eu também gostava (e ainda gosto) da musica latino-americana (Santana, por exemplo), brasileira (Chico, meu mestre), africana em várias vertentes diferentes (Zé Carlos e Zé Manel, da guiné, o reggae de Marley), enfim. E aí vinha a frustração. Para poder tocar isso tudo, devido a forma segmentada como vive o universo da musica, eu teria que formar três ou quatro bandas diferentes. Imaginam o pesadelo.

E então pensei no caleidoscópio. Lembram-se desse brinquedo? Eu me recordo de gostar muito do brinquedo, sem bem perceber porquê. Um tubo com espelhos e pequenos objetos coloridos, que quando visto contra a luz, mostra imagens lindas e harmônicas, independentemente da posição caótica que reina dentro do tubo? É esse conceito, essa filosofia que quero reproduzir, materializar, mas com artes. É ambicioso? Hell, yeah! Mas se não formos ambiciosos com a nossa arte o que nos resta? Ser ambicioso no trabalho? Não vejo o caminho da imortalidade por aí...mas sou estranho assim.

Então vamos lá. A ideia final é fazer um “produto” que envolva artes diferentes. Provavelmente seria um filme ou uma peça de teatro filmada, sei lá. Não sei ainda bem o que seria o tal produto final – por isso este pedido de ajuda ;) – mas sei que é possível. Tenho ideias de roteiro/historias, mas nada de muito definido.

O que está mais claro é a parte da música: uma banda que toque de tudo com convicção, entusiasmo, e sobretudo, que seja divertido (o que não quer dizer que não tenha uma mensagem. Tem de ter conteúdo. Sempre). Mas a mensagem passa melhor quando ela não dói, uma colher de açúcar ajuda o medicamento a descer pela garganta ;).

Então o que procuramos? Só meio mundo:

  • Músicos: numa primeira fase só a base, baixo/bateria, vocal. Depois da base vamos precisar de teclados, percussões, sopros, imaginem o Big Band. Um sonho! Imagino uma banda com monte de gente. Imaginem 2 baterias (não me perguntem porquê 2, acho só fantástico), baixo, 2 guitarras, teclados, uma seção de sopros, 2 percussões, dançarin@s, etc. Acho que vai dar umas 20 pessoas no palco :D. Ah, e tem de ter mulher (caleidoscópio, lembram?). Aliás, gostaria de ter encontrar uma mulher para uma “posição” atípica. Normalmente vê-se uma banda de homens e a mulher no vocal, não é? Bowie tinha a Gail no baixo, Kravitz tinha a Cindy na bateria, Prince tinha a Sheila E na bateria e percussões, a Me’shell é uma baixista fenomenal, enfim... you get the idea...

  • Autores e compositores: pois. Embora quase sempre os músicos também são autores e/ou compositores, também gostaria de envolver mais pessoas, mesmo que estas depois não sejam interpretes. Existe um monte de pessoas que escrevem poemas/letras, que outros poderão por em música.

  • Roteirista(s): eu não sei escrever roteiros, mas tenho ideias de historias. Precisamos de pessoas para ajudar. Escrever um roteiro, um livro, o que seja, de forma colaborativa, usando os meios digitais à nossa disposição. Este blog poderia até servir como lugar para validar conceitos, direções, com outras pessoas que não querem participar diretamente, mas que podem contribuir com criticas construtivas. Imaginem a experiência. Eu já salivo de antemão...

  • Etc, etc...

  • Qualquer pessoa que quiser ajudar/participar de qual forma... ;)
Como começar? Se alguém estiver a ler isto é porque já começou. Manifestem-se, deem ideias, recomendem pessoas, espalhem o “anúncio”, comentem. Bora fazer acontecer!

Porquê o latim? Porque o esperanto não vingou!

Nenhum comentário: